Com a estratégia certa, reuniões podem ser transformadas em poderosas ferramentas de produtividade. Além das sugestões de Elon Musk, a executiva Amy Bonsall identificou três tipos de reuniões essenciais para otimizar o tempo e os resultados:
Reuniões Transnacionais:
Estas são focadas na execução de tarefas e no alcance de metas. Para serem eficazes, precisam incluir três elementos fundamentais:
- Documentos de trabalho compartilhados: Utilize ferramentas como OneDrive e SharePoint para colaboração em tempo real.
- Paridade de tela: Todos os participantes, independentemente de estarem remotos ou presenciais, devem ter acesso igual às informações. Utilize ferramentas como o Microsoft Teams para suas reuniões.
- Anfitrião atento: É crucial que o anfitrião monitore a participação e garanta o engajamento de todos os presentes.
Encontros Relacionais:
Tem como objetivo fortalecer conexões dentro da equipe, construindo relacionamentos e laços pessoais.
Reuniões Adaptativas:
São destinadas a abordar assuntos complexos ou sensíveis, onde o processo ou resultado desejado não estão claros desde o início. Exigem agilidade e sensibilidade para lidar com temas como estratégia, inovação e questões sociais.
Se nenhuma dessas categorias se encaixa perfeitamente na sua situação, não se preocupe. Você pode combiná-las ou criar sua própria abordagem. Por exemplo, realizando encontros fora da empresa para construir relacionamentos e discutir estratégias complexas, optar por reuniões informais, como um bate-papo rápido ou um café, que muitas vezes são mais eficazes.
O mais importante é definir o objetivo da reunião e adaptar a logística a ele. Concentre-se em porque você está se reunindo e deixe que isso guie o quando e onde. Organizar o fluxo de reuniões de acordo com o objetivo pode ajudar a evitar conversas irrelevantes e aumentar a eficiência e produtividade para todos os envolvidos.
Para facilitar suas reuniões e aumentar a colaboração da sua equipe, utilize ferramentas Microsoft, e conte com a S4R Tecnologia para implementar essas ferramentas da melhor forma na sua empresa!
FONTE: https://www.startse.com/artigos/3-tipos-de-reunioes-e-como-fazer-bem-cada-uma-delas/