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ponto eletronico
por S4R
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18 jun 2020
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O controle de ponto é importante para a gestão de qualquer empresa. Afinal, é por meio dele que se comprova os horários de entrada e saída, intervalos e horas extras dos colaboradores. Dessa forma, o ponto eletrônico online, surge como uma solução inovadora para fornecer mais segurança e precisão a esse controle de informações.

Não à toa, neste artigo iremos falar sobre como funciona o ponto eletrônico online e porque essa tecnologia tem ajudado tantas empresas a melhorar sua gestão.

A importância de bater ponto para a gestão das empresas

De acordo com o Artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), todas empresas que possuem mais de 10 funcionários devem obrigatoriamente ter um sistema de controle de ponto, seja ele manual, mecânico ou eletrônico.

Assim, vale ressaltar que, caso as normas não sejam seguidas, a empresa pode ser autuada com uma multa.

Além disso, o registro é a comprovação da jornada de trabalho do funcionário. Através dele, portanto, colaboradores e gestores tem mais controle sobre horas extras, disponibilidade e outros fatores diretamente relacionados às horas trabalhadas.

O sistema de ponto é, definitivamente, uma ferramenta que, além de garantir a conformidade às leis trabalhistas, torna a gestão empresarial mais eficaz.

O controle da jornada no Home Office

A evolução tecnológica permitiu novas formas de trabalho, como o Home Office.  Esse modelo tem sido amplamente adotado no mundo todo, seja para reduzir custos da empresa ou garantir uma qualidade de vida melhor para os funcionários.

Atualmente, ainda mais com a pandemia do coronavírus, o trabalho remoto já é uma realidade nas empresas. Por outro lado, com os funcionários trabalhando a distância, o controle da jornada de trabalho passa a ser um desafio.

E, por mais que o artigo 62 da CLT preveja que as regras de ponto não se aplicam ao Home Office, o ponto eletrônico online surge como ferramenta indispensável. Isso porque, por meio dela, gestores poderão ter acesso a dados que relatam a disponibilidade e comprometimento das equipes, mesmo em casa.

No ponto eletrônico online, o usuário bate o ponto de entrada, saída e intervalo.  Ele também permite acompanhar o tempo de trabalho em cada atividade, avaliando, assim, o desempenho do colaborador.

Essa solução, portanto, irá facilitar a gestão de banco de horas e a avaliação da produtividade, para que qualquer companhia sinta menos o impacto da necessidade de trabalhar remotamente.

Como funcionam os sistemas de ponto eletrônico online?

O ponto eletrônico online é o método mais inovador, seguro e preciso de controlar as horas trabalhadas.

Por meio de tecnologias digitais para controlar a jornada de trabalho, essa ferramenta permite fazer todas marcações de ponto diretamente por um aplicativo ou pelo navegador, dispensando, assim, qualquer aparelho físico.

O SharePoint, por exemplo, possibilita criar sistemas de marcação de ponto em sua própria interface. Assim, as empresas podem agilizar ainda mais esses processos, uma vez que os integram junto com as outras funcionalidades fornecidas por esse software da Microsoft.

Veja como o sistema funciona em dispositivos ou diretamente pela web:

Pelo celular:  por meio de um aplicativo, o colaborador pode fazer, em poucos cliques, o seu registro de entrada e saída, além das pausas durante o expediente.  No aplicativo os colaboradores também conseguem marcar o ponto através de sua senha, crachá ou reconhecimento facial.

Pela web: Permite a marcação de ponto por qualquer dispositivo.  Pela web, o colaborador pode identificar o saldo de horas online e o gestor acompanhará em tempo real o registro de ponto de toda a equipe.

O sistema de ponto eletrônico online tem diversas vantagens sobre os métodos tradicionais de bater ponto. Conheça algumas delas a seguir.

Principais benefícios do ponto eletrônico online

Agora que você já sabe como funciona o controle de ponto eletrônico online, confira seus principais benefícios:

Segurança

A tecnologia é mais segura porque dificulta qualquer tipo de adulteração no registro de horas.  Desse modo, empregadores e funcionários podem ficar seguros de que não serão prejudicados, visto que todas as informações registradas no ponto eletrônico são confiáveis e integras.

Mobilidade

O ponto eletrônico online facilita a marcação de ponto de equipes externas e dos colaboradores em home office. Para acessar essa ferramenta não é necessária a presença física na empresa. Resumidamente, a tecnologia dessas plataformas permitem que gestores acompanhem o início, os intervalos e o final da jornada da sua equipe.

Praticidade

Tempo é dinheiro. Nunca essa frase teve mais sentido como agora. Tanto o registro quanto o controle das marcações do ponto online é feito de maneira rápida e em tempo real.

Os gestores não precisam ficar calculando manualmente a soma das horas, e os funcionários, por sua vez, conseguem fazer os registros em poucos cliques. O ponto online, nesse sentido, traz praticidade para concentrar seus esforços em tarefas mais relevantes.

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Redução de custos

Com um sistema de ponto online a empresa não precisa se preocupar com reparos ou trocas de equipamento. Se houver algum problema, ele pode ser resolvido remotamente e em curto espaço de tempo pela empresa fornecedora. 

Além disso, visto que dificilmente ocorrem falhas de cálculos nesse sistema, todo o trabalho do departamento pessoal das empresas é otimizado.

Isto é, os responsáveis pela gestão de pessoas da companhia ganham precisão no controle de horas extras e pagamentos. Isso, por sua vez, proporciona satisfação e tranquilidade aos colaboradores, aumentando, assim, a produtividade e até diminuindo os riscos de ações trabalhistas.

Em suma, o ponto digital ajuda a reduzir os gastos da organização, diminuindo os custos com manutenção e aumentando o ROI da gestão de equipes.

Como escolher a melhor solução de ponto eletrônico digital?

O primeiro para escolher a melhor solução de ponto eletrônico digital é entender o objetivo da empresa em aderir esse tipo de sistema.

Se a sua empresa busca por inovação e procura por um método de registro que também faça tratamento e gestão completa de frequência dos colaboradores, a plataforma Microsoft SharePoint é a sua solução. 

Com uma interface simples e dinâmica, o SharePoint é uma ferramenta para a criação de portais colaborativos (Intranets e Extranets), gestão de documentos, conteúdo e que também funciona como ponto eletrônico online.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como o ponto eletrônico online pode otimizar processos e como o SharePoint pode contribuir nesse quesito, entre em contato conosco e conte com a expertise -dos especialistas da S4R para implantar essa tecnologia da melhor forma para a  gestão de suas equipes.

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