Como o Microsoft 365 ajuda na segurança de dados da sua empresa e mais dicas essenciais

Os produtos da Microsoft são amplamente conhecidos nos cenários empresariais por aumentarem a produtividade das empresas. Nesse sentido, o Microsoft 365 é a junção de todas as ferramentas que nos ajudam diariamente: Word, Outlook, Excel, PowerPoint, SharePoint, entre várias outras.

Mais do que simplificar os processos internos, melhorar a comunicação, automatizar tarefas e trabalhar de maneira colaborativa, tanto a S4R, quanto o próprio Microsoft 365 são grandes aliados, inclusive na segurança de dados da sua organização.

Em relação a esse quesito de segurança de dados, o passo inicial é observar qual a sua pontuação no Secure Score da Microsoft. Esse recurso ajudará a verificar o seu ambiente de TI, lhe auxiliando a ter em mãos KPIs importantes para tomar decisões, além de oferecer recomendações personalizadas.

Como a Microsoft cuida da segurança de dados dos usuários do Microsoft 365

Com a disponibilização do Secure Score, sabemos que a segurança de dados é um assunto importante para a Microsoft. A seguir, você irá conferir como a empresa trata desse assunto, inclusive no Microsoft 365. Confira!

Microsoft 365 Business Security Center

O Brasil perdeu cerca de R$ 45 bilhões em ataques cibernéticos em 2019, de acordo com a Norton Cyber Security Report. Dessa maneira, as empresas já não podem mais se dar ao luxo de apenas torcerem para não sofrer com esse tipo de problema.

Estamos cada dia mais dependentes da tecnologia. Assim, é preciso garantir que as operações da sua empresa não irão parar e nem serem vítimas de vazamento de informações confidenciais, por exemplo.

Para evitar dores de cabeça e prejuízos inimagináveis como os citados logo acima, você conta com o Microsoft 365 Business Security Center, uma ferramenta poderosa na hora de barrar acessos indevidos à sua empresa.

Além de tomar os cuidados iniciais, é preciso monitorar de perto a segurança da informação, ainda mais em organizações que contam com vários usuários e diversas ferramentas. E é por isso que a Microsoft desenvolveu esse verdadeiro centro de segurança, no qual você pode realizar monitoramento, configurar usuários, equipamentos e até mesmo aplicativos mobile.

Desde resetar completamente aparelhos que foram perdidos ou roubados, habilitar criptografia, limitar acessos a informações e redes ou até deletar dados depois de um certo período de inatividade, através de regras e configurações, você garante que a companhia inteira esteja protegida. E isso inclui tanto dispositivos locais quanto mobile.

Compliance no Microsoft 365

Estar em Compliance é simplesmente estar de acordo com as regras pré-estabelecidas. E isso vale para todas as esferas da vida cotidiana, incluindo negócios.

Para garantir que todas as atividades que acontecem dentro da sua empresa estejam em conformidade e prevenir perdas e prejuízos, é possível utilizar no Microsoft 365, o DLP (Data Loss Prevention), que detecta automaticamente informações sensíveis como números de cartões de crédito e previne que elas sejam compartilhadas fora da rede.

Você também poderá usar o Exchange Online Archiving para manter um backup contínuo e automático para que mesmo após um e-mail ser deletado por um usuário, seja possível recuperá-lo, por exemplo.

Em conjunto com o Azure, a nuvem da Microsoft, você também poderá aplicar “etiquetas” para seus arquivos e e-mails, prevenindo de forma automática quem pode acessar informações sensíveis.

Com a LGPD cada vez mais próxima, o Business Security Center te ajuda a manter todos os processos funcionando, diminui multas e processos, afinal o rendimento operacional irá aumentar enquanto custos e despesas são reduzidos.

Proteção avançada contra ameaças

As proteções avançadas contam com mais de 1.000 controles, configurações e opções para deixar o seu cenário de TI completamente seguro.

O Azure Advanced Threat Protection, por exemplo, cria uma enorme barreira com um filtro especial de e-mail, escaneando mensagens e seus anexos, para que malwares e vírus não cheguem perto da sua rede. Além disso, ele também conta com relatórios detalhados em tempo real para que você possa tomar decisões assertivas, com base em dados.

Guia microsoft 365

Como você pode aumentar ainda mais a proteção de dados utilizando o Microsoft 365

Se você já possui as licenças de Microsoft 365, existem alguns passos simples para aumentar o nível de segurança de dados. Confira a seguir!

– Treine os usuários: Palestras e workshops, além de treinamentos one-on-one são fundamentais para garantir que todos saibam as políticas tecnológicas da empresa e estejam alertas para ataques de phising, malwares. Afinal a maior brecha ainda é erro humano.

– Mantenha softwares e licenças atualizados: Softwares e licenças desatualizadas podem ser uma porta de entrada fácil para hackers. A automatização dessa tarefa para todos os devices companhia é uma forma simples, mas robusta na hora de garantir a segurança.

– Restrições de Acesso: Verifique internamente quem deve ter acesso ao quê e quais são as opções de compartilhamento para que dados não sejam acessados por fora da organização.

– Senhas e Autenticação em Dois Fatores: É possível configurar os requisitos mínimos para senhas e periodicidade de troca delas para prevenir acessos indesejados. Para ter mais uma camada de proteção, a autenticação de dois fatores pede ao usuário um código enviado para seu celular toda vez que precisar login no Microsoft 365, por exemplo.

Agora você já conhece os benefícios de segurança do Microsoft 365. No entanto, caso ainda tenha algum questionamento a respeito de como extrair o máximo das soluções do Microsoft 365, saiba que a que a S4R está aqui para ajudá-lo. A empresa é especialista em oferecer soluções que otimizem a utilização das ferramentas de colaboração e produtividade oferecidas no Microsoft 365. Solicite o contato de nossos especialistas!

Fechar Menu