Blog

analise de dados automatizados
por S4R
 • 
20 ago 2020
 • 

A cultura de coleta e acompanhamento dados está presente em todas as áreas do mercado devido ao poder de decisão que ela fornece aos gestores. Essa metodologia, por sua vez, ainda é potencializada com as atuais soluções de automação desses processos.

Uma empresa que une tecnologia à suas práticas de análises de dados conseguem dar direcionamentos estratégicos, fundamentais para o crescimento do seu negócio.

Saiba mais detalhes no artigo a seguir.

Qual a importância da análise de dados nas empresas?

Os dados sempre foram muito importantes nas empresas. Inclusive, nesse momento de transformação digital, saber analisá-los irá aumentar a vantagem competitiva de um negócio.

Grandes organizações como Amazon, Grupo Pão de Açúcar, Nike, Netflix e Uber coletam informações em tempo real para desenvolver novos produtos e criar experiências exclusivas para os usuários.

Trata-se de uma cultura baseada em dados visto que, diante de um mercado volátil, tem se mostrado a melhor solução para manter a satisfação dos consumidores.

A cultura data-driven, como também é chamada, definitivamente ganhou o cenário corporativo.

Hoje, companhias de todos os tamanhos buscam por soluções de Business Intelligence (BI) capazes de acompanhar e cruzar informações sobre a jornada de compra do seu público a fim de tomar melhores decisões.

Confira abaixo qual o papel da tecnologia na geração de ideias inovadoras nas empresas.

Quais os benefícios da automação da análise de dados?

Utilizar tecnologia na coleta de dados já não é novidade. Apesar disso, a complexidade e a quantidade de informações geradas pode ser um desafio para os gestores. Implantar a automação da análise de dados, nesse sentido, pode ser útil para o negócio.

Automatizar a forma como coletamos e observamos essas informações permite otimizar processos em vários sentidos.

Confira três principais benefícios da automação na análise de dados:

Aumento da produtividade

Certamente o aumento da produtividade é uma das principais vantagens da automação da análise de dados. Por meio de soluções, as informações ficam centralizadas e mais disponíveis para serem analisadas pelo time, que as aproveitam da melhor forma para melhorar as estratégias do negócio.

Além disso, filtrando os dados mais relevantes fica muito mais simples gerar o conhecimento necessário para aumentar a produtividade e reduzir perdas na produção, por exemplo.

Em resumo, a automação permite a integração de setores e sistemas, facilitando o cruzamento das informações de maneira automática. Não à toa, deixa o processo muito mais ágil.

Segurança e credibilidade das informações

Em situações de análise e comparação de um grande fluxo de informações, a segurança dos dados passa a ser um assunto delicado.

Ferramentas de automação, por sua vez, surgem como soluções ideais. Elas geram muito mais credibilidade e garantem a segurança de tudo o que é coletado, uma vez que todo trabalho manual passa a ser dispensável.

A confiabilidade das informações também é outro desafio enfrentado por qualquer negócio. Contudo, através de uma automação eficiente gestores garantem que as informações que chegam sejam integras e confiáveis. Isso acontece porque, enquanto o processo manual é demorado e periódico, softwares de automação fazem atualizações em tempo real.

Agilidade nas tomadas de decisão

Não há dúvidas de que a automação da análise de dados traz muito mais agilidade na tomada das decisões. Isso porque a ferramenta coleta as informações, cruza os dados, faz comparações e entrega tudo em forma de relatório para que os líderes ganhem mais praticidade e rapidez.

Além disso, quanto menor o esforço para levantamento, consolidação e análise, maior a possibilidade de buscar respostas precisos no menor tempo possível. Aliás, os relatórios são atualizados de forma constante, através de uma conexão com outros softwares de gerenciamento de dados como Excel, SQL Azure ou SQL Server.

Comece já a automatizar sua análise de dados e otimize os processos na sua empresa

Você já deve estar convencido que automatizar a análise de dados é a melhor saída para potencializar seus resultados. Então, precisa saber que no mercado existem muitas ferramentas que ajudam a realizar essas tarefas.

O Power BI é um sistema que oferece inúmeras funcionalidades para a automação da análise de dados. Intuitivo e prático, o software permite conceber processos de business intelligence para a organização. Com ele também é possível desenvolver dashboards e indicadores de gestão de forma simples e rápida.

O software se conecta com várias fontes de dados e é capaz de produzir gráficos incríveis, permitindo que todos consigam entender o cruzamento das informações. Sua implantação é extremamente rápida, principalmente se você contar com uma empresa que oferece esse serviço, como a S4R.

Contar com profissionais capacitados faz com que o processo seja muito mais seguro e assertivo. Além disso, a empresa tem muito mais garantia na excelência da qualidade do serviço prestado, algo que é essencial em qualquer implantação de sistema.

Nosso de serviço permite que você maximize os benefícios dos sistemas dentro da organização, trazendo muito mais resultados para o negócio.

Entre em contato conosco.

Tags:

Compartilhe