Análise de dados: potencial da ferramenta e pontos fortes de utilização.

Estratégias de negócio e tomadas de decisões com agilidade em dias atuais são essenciais para o crescimento contínuo de uma organização.

Estratégias de negócio e tomadas de decisões com agilidade em dias atuais são essenciais para o crescimento contínuo de uma organização. O mercado está cada vez mais competitivo e, com isso, surgem sinais que devem ser interpretados e entendidos. Graças ao grande avanço da tecnologia em análise de dados, hoje em dia é fácil examinar e realizar a leitura dessa grande massa de informações.

A análise de dados é uma forma de planejamento e de iniciativa em demandar atividades que facilitarão o entendimento do rumo que a empresa irá tomar diante de qualquer situação. Para isso, ferramentas como Power BI auxiliam nesta jornada, sendo flexível na disponibilização de informações e, principalmente, com suas constantes mudanças.

-> Quero conhecer mais sobre as soluções que a S4R tem para minha empresa.

Como surgiu o Microsoft Power BI?

O Microsoft Power BI é um pacote de ferramentas para análise de dados de negócio podendo unificar todas as informações da organização e mantê-las na nuvem ou localmente, dependendo da necessidade e o usuário que irá acessá-la. A primeira versão oficialmente liberada no Brasil foi em janeiro de 2016 e com o passar do tempo, a ferramenta foi ganhando mais funcionalidades tornando-se um dos softwares mais utilizados em análise de dados nas corporações.

O software ficou mundialmente conhecido graças a sua fácil conectividade com outros apps e seu custo reduzido em relação a outros softwares do mesmo segmento. Através dos serviços oferecidos é possível gerenciar informações de diversas fontes diferentes em um mesmo ambiente colocando em destaque as mais relevantes para os envolvidos, criando uma interface dinâmica e de fácil entendimento.

-> Solicitar orçamento de uma solução nas plataformas Microsoft.

Qual o propósito da análise de dados?

A Microsoft desenvolveu essa ferramenta no intuito de modelar relatórios para mostrar uma visão geral das informações mais relevantes para todo e qualquer tipo de departamento como comercial, vendas, finanças e atividades operacionais dentro da empresa. Ela cria uma base em um painel único com gráficos e estatísticas em dados precisos, o que ajuda principalmente, nas tomadas de decisões futuras que a empresa terá que obter. À medida que esses dados forem alimentados, os painéis serão constantemente atualizados, podendo se conectar a mais de 50 aplicativos facilitando o acesso às informações.

Para melhor aproveitamento de todos os serviços que essa ferramenta disponibiliza, um dos pontos fortes de utilização é o compartilhamento ágil de informações, pois a ferramenta pode disponibilizar a versão mobile onde é possível visualizar os dados, limpando e modelando as informações e atualizando os dashboards e relatórios em tempo real. A versão Power BI Desktop é responsável pela modelagem de dados e na criação dos relatórios localmente, sendo estes bem estruturados e robustos. Juntamente com o Serviço Power BI é possível realizar o compartilhamento on-line desses relatórios.

A atualização constante desses relatórios é feita estabelecendo uma conexão com outros softwares de gerenciamento de grande volume de dados como SQL Server, Excel e SQL Azure, com isso é possível criar mashups dinâmicos com dados e métricas que já estão em seus projetos. Ou seja, são ferramentas conhecidas como Self-Service BI para autoatendimento de solicitações, respondendo perguntas e mostrando resultados ao mesmo tempo e com isso, auxiliando na tomada de decisão.

-> Gostou? saiba mais também sobre os fluxos de trabalho do SharePoint.

www.s4r.com.br

Fechar Menu