Digital Workplace: descubra as vantagens de contar com um ambiente de trabalho virtual

A tecnologia tem mudado para melhor a vida das pessoas e hoje é difícil imaginar o nosso dia a dia sem a internet e aparelhos eletrônicos. A transformação digital também mudou o modo de trabalhar e o cotidiano das empresas, tornando as tarefas cada vez mais tecnológicas e abrindo espaço para o digital workplace, uma nova forma de gestão, muito mais flexível e criativa que o antigo modelo hierárquico.

Quer saber mais sobre o digital workplace e quais suas vantagens? Continue lendo o artigo!

O que é o Digital Workplace?

O conceito de digital workplace vai além de inovação tecnológica. Esse modelo de gestão permite que o trabalho possa ser realizado de forma remota e a qualquer hora, usando qualquer dispositivo, otimizando processos e aumentando o engajamento e a produtividade de todos os colaboradores.

Em suma, o workplace usa a tecnologia para otimizar processos que irão facilitar consideravelmente o trabalho dos colaboradores no ambiente corporativo.

Quando bem planejado e executado, o investimento nesse modelo de gestão é muito interessante e traz vantagens para todos. As empresas reduzem custos e contam com colaboradores mais engajados, que não precisam se preocupar com deslocamento, muitas vezes longos e cansativos, até o local de trabalho.

Mas existem muitos outros benefícios! Falaremos detalhadamente no próximo tópico.

Confira os benefícios do Digital Workplace

Primeiramente, vale lembrar que obter todos os benefícios ao adotar o digital workplace irá depender dos objetivos do seu negócio. Antes de qualquer mudança, suas metas precisam estar bem definidas e com foco no aumento da produtividade. Também é necessário confiar no comprometimento do colaborador. Com tudo isso definido, veja quais vantagens sua empresa pode obter com essa inovação:

Aumento da produtividade

Com o workplace  a produtividade aumenta porque os processos são mais bem estruturados e de fácil compreensão, consequentemente, o colaborador melhora o próprio desempenho, impactando de maneira positiva no fluxo de trabalho da empresa.

Gestão descentralizada

O workplace possibilita acesso fácil e democrático da informação para os colaboradores, diminuindo a demanda do gestor que poderá focar em tarefas mais importantes.

Plataforma Low-code

O Workplace é uma plataforma de baixo código (low-code), o que significa que gestores e colaborares poderão adequar o software de acordo com suas necessidades, automatizando tarefas repetitivas, melhorando o fluxo de trabalho e aumentando a produtividade.

Gestão de conteúdo

Aqui a vantagem é a possibilidade de trabalhar engajamento, senso de responsabilidade, importância do trabalho e, ainda, ter a possibilidade de trocar ideias e eliminar pontos comumente frágeis na comunicação sequenciada e hierarquizada.

Aumento do engajamento

O Workplace oferece diversas opções e soluções para a capacitação. Nesse sentido, sua empresa pode oferecer cursos interativos e relevantes para capacitar os colaboradores. Quando a capacitação profissional é realizada de forma inovadora e periódica, os colaboradores se engajam mais e os resultados aparecem de forma positiva para a empresa.

Flexibilidade

Como o acesso ao digital workplace é possível ser realizado de qualquer lugar e dispositivo, os colaboradores também têm a possibilidade de desenvolver suas atividades como e onde preferirem. A flexibilidade resulta em experiências bastante relevantes não apenas para o profissional, mas também para a empresa.  Quando o colaborador tem a opção de escolher o momento para realizar suas tarefas, certamente o fará com mais dedicação e foco no trabalho.

Como o Digital Workplace contribui para uma boa experiência dos colaboradores

Podemos dizer que um dos primeiros fenômenos digitais corporativos foi a criação das intranets, que possibilitou a gestão de documentos e comunicação entre os departamentos por meio de e-mails e outras ferramentas que permitem o compartilhamento de informações e arquivos, entre outras facilidades.

A intranet evoluiu para o portal do colaborador, não menos estático e burocrático, ambos substituídos pela plataforma digital workplace, altamente flexível e adaptável, integrada somente com as ferramentas que serão realmente utilizadas pelos colaboradores, melhorando assim a sua experiência e evitando desvio de foco.

Muitas empresas, especialmente aquelas com visão de futuro, já reconhecem a importância de oferecer recursos para que seus colaboradores possam produzir mais por meio de ferramentas mais colaborativas e amigáveis, garantido experiências de trabalho mais atrativas.

O digital workplace é uma inovação tecnológica capaz de atender as necessidades do usuário, proporcionando espaço, liberdade e segurança para trabalhar em qualquer lugar e com qualquer dispositivo. A plataforma otimiza a experiência e o envolvimento dos colaboradores com as ferramentas e recursos que mais necessitam, como sistemas de gerenciamento de documentos, CRM, SAP, entre outros, tornando-os mais eficientes e produtivos.

A integração e melhoria na combinação de sistemas, servidores e aplicativos em nuvem fazem do digital workplace uma evolução na experiência de trabalho dos colaboradores, especialmente projetada para uma força de trabalho remoto.

Vale ressaltar que o local de trabalho deve ser bem planejado, de forma a garantir um bom ambiente digital. O Digital Workspace, solução da S4R, pode ajudar a sua empresa na implementação dessa inovação tecnológica.

Da teoria à prática: como implementar o Digital Workplace na sua empresa?

A transformação digital exige que as organizações ofereçam uma experiência superior aos colaboradores para estimular o engajamento e o aumento da produtividade.

Para que a implantação do workplace ocorra de maneira eficaz, é necessário possuir um sistema moderno de TI, fazer uma revisão de seus processos internos e mudar a cultura organizacional da empresa. Nesse cenário, é essencial contar com um parceiro especializado, como a S4R.

A nossa solução para workplace é o Space. Com ele é possível gerenciar diversos aplicativos em qualquer dispositivo, de forma rápida, simples e segura. A plataforma redefine o conceito de colaboração, otimizando o uso e o gerenciamento de aplicações e dispositivos multiplataformas, com soluções baseadas em nuvem.

O Space impulsiona a infraestrutura do Microsoft 365 que a sua empresa já utiliza, trazendo todos os benefícios de um workplace, com uma intranet ou gerenciador de documentos que irá aumentar a eficiência e a produtividade dos seus colaboradores.

Da implementação a publicação de conteúdo, manutenção e experiência dos seus colaboradores, são vários recursos e modelos prontos que irão permitir que a sua empresa aproveite tudo em um lugar só. Quer saber mais sobre o Space, a solução digital workplace da S4R? Entre em contato conosco!

Fechar Menu