4 Vantagens de utilizar tecnologia RPA na automação de processos

4 Vantagens de utilizar tecnologia RPA na automação de processos

Em um mercado, onde cada vez mais se discute a transformação digital, não há como ignorar as soluções RPA (Robotic Process Automation). Mostrando-se protagonistas nesse novo cenário, essas ferramentas têm levado muito mais agilidade e eficiência através da automação de processos.

A Forrest Research, inclusive, estudou o impacto do RPA no mercado mundial e estimou que, em um futuro próximo, a tecnologia irá substituir cerca de 10% da força de trabalho como a conhecemos hoje.

De fato, a automação por meio desses sistemas tem demonstrado dados muito positivos em relação à produtividade e economia de recursos.

Hoje, negócios de todos os tamanhos criam regras para ditar o comportamento de bots de RPA que, na prática, mostram-se úteis para eliminar tarefas operacionais e demandas repetitivas. Como consequência, colaboradores ganham mais tempo para desenvolver estratégias que visem o crescimento sustentável da empresa.

Abaixo separamos os principais benefícios para que você entenda como as empresas estão se tornando mais competitivas a partir da adoção dessa tecnologia. 

Boa leitura.

1 – Redução de Custos

Reduzir custos sem perder a qualidade nas entregas é viável a partir da automação de processos. Isso porque, sistemas e robôs, diferentemente da mão de obra humana, são programados para realizar tarefas repetitivas em tempo integral e sem errar.

Em outras palavras, a tecnologia promove uma operação mais consistente, segura e padronizada. Com isso, a empresa consegue cortar várias despesas, principalmente relacionada às equipes operacionais.

Com um time mais enxuto e assumindo papel estratégico, a organização também consegue realocar todo o orçamento salvo em ações de maior valor.

2 – Escalabilidade e flexibilidade

Quanto mais manuais forem os trabalhos em uma empresa, mais complicada será sua gestão. Aumentar ou reduzir equipes, equipamentos e infraestrutura, por exemplo, podem ser processos demorados e custosos sem o auxílio da tecnologia.

Nesse sentido, é possível afirmar que os índices de desenvolvimento de uma empresa estão diretamente relacionados à sua capacidade de automatizar processos.

As soluções RPA, por sua vez, permitem escalar a capacidade de entregas de uma organização. Afinal, além de trabalhar sem interrupções, vários sistemas que utilizam essa tecnologia podem ser contratados por meio de licenças. Ou seja, sem a necessidade de realizar grandes investimentos ou movimentações internas.

A integração das soluções RPA com outros softwares do mercado é outro diferencial que precisa ser citado, visto que o recurso promove ainda mais flexibilidade a todos os setores de uma empresa.

3 – Otimização de tempo e produtividade

As pessoas são o maior ativo de uma organização. Entretanto, isso não significa que quanto mais funcionários melhor. Com a tecnologia RPA assumindo a responsabilidade por muitas tarefas operacionais, os processos de recrutamento e seleção passam a ser mais pontuais e precisos.

Mesmo com o aumento de demandas, a contratação de novos funcionários, a qual despende investimentos e tempo de todos da empresa, perde espaço para a valorização dos atuais colaboradores que começam a assumir papéis estratégicos dentro dos seus respectivos departamentos.

Na prática, sem precisar expandir seus setores, a automação permite que as companhias realoquem os esforços de seus funcionários em ações mais relevantes. Como resultado, ela colhe muito mais produtividade e inovação com o mesmo capital humano.

Vale ressaltar também a capacidade da tecnologia em reduzir erros nos processos, fornecendo um tempo que antes era perdido buscando evitar prejuízos provocados por falhas humanas.

4 – Compliance

A gestão do fluxo de informações é fundamental para manter a empresa em regularidade. Com a entrada em vigor da LGPD, inclusive, esse cenário passou a ser ainda mais crítico.

Felizmente, sistemas RPA, além de reduzirem a margem de erros e vazamentos a zero, contam com backlogs que armazenam todo o histórico dos processos automatizados. Assim a companhia consegue extrair relatórios que demonstrem regularidade em eventos de auditoria.

É importante reforçar que a segurança dos dados também é beneficiada, uma vez que esses softwares oferecem sistemas de autenticação, os quais permitem apenas que usuários autorizados acessem e editem sistemas e dados sigilosos. 

Aproveite o máximo da tecnologia RPA com a Power Platform

Empresas que contam com soluções Microsoft não precisam desenvolver um software do zero para criar as automações e integrar sistemas.

A Power Platform funciona como um hub de soluções, conectando todos os serviços da própria Microsoft e também de outros fabricantes para melhorar a análise de dados e criação de agentes virtuais.

Dentro da plataforma, há o Power Automate. Ele permite, além dos modelos predefinidos, desenvolver soluções próprias, completamente personalizadas, autônomas ou assistidas.

Com automações baseadas em API e interface do usuário também não é preciso lidar com códigos para criar esses agentes virtuais capazes de reproduzir a interação humana de acordo com os gatilhos selecionados.

Todos os departamentos podem se beneficiar dessa solução, desde atendimento ao cliente até o financeiro. Para líderes e gestores, a ferramenta se torna ainda mais interessante devido ao Power BI que possibilita criar relatórios e alertas de dados, conectando informações dos departamentos de forma automática.

Por outro lado, fora um bom fornecedor, um parceiro especializado faz toda a diferença na hora de transformar digitalmente a sua empresa.

A S4R é especializada na gestão de soluções Microsoft, por isso desenvolve soluções de acordo suas necessidades. Na prática, ajudamos você a extrair o máximo das ferramentas e recursos contratados

Fale com um de nossos consultores para aproveitar o melhor da tecnologia pode oferecer e alavancar os resultados da sua organização.

Fechar Menu