Automatize a gestão de metas na sua empresa e controle a produtividade da sua equipe

Um bom planejamento estratégico não é tão eficaz quando não se sabe coordenar as atividades a serem executadas. Saber gerenciar o tempo e o trabalho das equipes, nesse sentido, é fundamental para conseguir atingir o objetivo traçado.

Felizmente, no mercado, existem diversas ferramentas disponíveis que facilitam esse controle e tornam a gestão de metas muito mais prática e eficiente.

O gerenciamento de metas é uma prática indispensável para o desenvolvimento da sua empresa. Neste artigo, portanto, iremos mostrar como sua empresa pode otimizar essa tarefa a partir da automação.

Qual a importância das metas dentro do ambiente corporativo?

Definir metas deve fazer parte do planejamento de qualquer negócio. No entanto, para que os resultados sejam alcançados, também é necessário estabelecer de que forma as atingir.

Na verdade, esse é um passo fundamental para o sucesso.

Não à toa, os objetivos de uma companhia precisam estar bem estruturados para que seja possível mensurar o desempenho e a produtividade dos times. Uma vez definidas as métricas, fica mais fácil compreender se os esforços estão sendo efetivos para alcançar os resultados propostos.

Resumidamente, além de estabelecer objetivos, é essencial que a empresa tenha um método de gestão eficiente. O gerenciamento de metas de metas é a visão que as empresas devem ter para acompanhar e fazer ajustes nas ações executadas por suas equipes.

Confira abaixo como fazer uma gestão de metas eficientes.

Como implementar a gestão de metas na sua empresa?

A gestão de metas é uma metodologia aplicada ao negócio que visa administrar todos recursos disponíveis em uma empresa a fim de alcançar os resultados propostos em um planejamento.

Ou seja, somente definir os objetivos de uma empresa não é o suficiente. Também é necessário entender onde destinar equipes, recursos financeiros e o tempo disponível para cada tarefa.

A gestão, por sua vez, antes da execução e monitoramento, depende de um planejamento. A partir dele, será possível identificar um ponto de partida baseado nas necessidades e expectativas da empresa.

Veja mais sobre cada etapa responsável pela implementação dessa metodologia nas organizações.

Planejamento

O planejamento é a primeira fase de uma gestão de metas eficiente, por isso é fundamental ter cuidado para não criar objetivos irreais. As metas não devem ser definidas com base em achismos, mas levando em consideração indicadores de desempenho das equipes.

A definição de uma meta deve passar pelas informações atuais de produtividade e eficiência de uma empresa. O histórico dos últimos anos, sazonalidade e dados da concorrência devem ser levados em conta.

Além disso, por estarem inseridas em um mercado volátil, as empresas precisam que seus planos sejam menos sistemáticos.

A rigidez das antigas metodologias de planejamento não funciona mais. Hoje, com a transformação digital, a evolução nos processos é prioridade, por isso as metas das empresas também precisam ser flexíveis.

Na prática, você precisa tornar suas metas temporais e transparentes, visto que, diante de tantas mudanças, todos devem estar alinhados e prontos para fazer melhorias e adaptações no curto prazo. 

Implantação

Na implantação, as ações começam a ser realizadas para que o planejamento seja cumprido. É fundamental que os gestores reúnam suas equipes e as comuniquem sobre as decisões tomadas com a finalidade de atingir metas.

Também é necessário garantir que todos os colaboradores estejam cientes da importância das metas e se comprometam a fazer sua parte para que os resultados sejam alcançados.

Por fim, da mesma forma que o comprometimento é cobrado, recompensas para os times que cumprem seus objetivos surgem como uma motivação a mais para estimular o desenvolvimento da companhia.

Os sistemas de gestão de metas, diante desse cenário, são indispensáveis. Eles fornecem dados seguros e em tempo real para melhorar a comunicação entre líderes e colaboradores, bem como gerenciar equipes como um todo.

Acompanhamento

Sempre deve-se considerar os riscos do planejamento não ser tão efetivo como esperado. Por isso, o acompanhamento do desempenho de todos é crucial para alinhar novas ações aos objetivos.

Verificar o andamento dos processos, receber e dar feedbacks com base em dados é o papel de todo o gestor. Dessa forma ele poderá fazer mudanças no planejamento para que as ações passem a ser mais eficazes.

Por que adotar uma gestão de metas automatizadas?

Para que a gestão de metas seja o mais transparente possível e o acompanhamento seja feito em tempo real, o mais indicado é ter uma ferramenta que automatize todo o processo.

Através dessas ferramentas, o gerenciamento das metas fica cada vez mais fácil e tarefas como: acompanhar as ações, resultados e a operação se tornam muito mais ágeis e eficientes.

Com eles também é possível ter acesso a recursos visuais que aumentam a compreensão dos dados dos colaboradores. No geral, esses sistemas são intuitivos e facilitam o registro de conversas, entregas e outras questões relacionadas à produtividade.

Assim os gestores ganham agilidade para fazer alinhamentos entre as áreas, avaliar desempenho, melhorar a comunicação e gerar mais comprometimento entre as equipes.

Invista em um sistema de gestão de metas para controle a produtividade das suas equipes

Empresas que monitoram de perto o andamento das atividades de cada equipe conseguem obter resultados com mais agilidade e eficiência. Não à toa, os sistemas de gestão de metas têm uma importância indiscutível dentro das empresas.

Contudo, cabe aos líderes escolherem o software que torne esse processo de monitoramento mais visual e intuitivo.

No mercado, produtos Microsoft 365 são algumas das ferramentas mais visadas por gestores que visam flexibilidade e ótimas experiências.

O SharePoint, por exemplo, permite gerenciar documentos de qualquer lugar, controlar a restrição de usuários, implementar sistemas e fazer toda a gestão de pessoas e produtividade.

As soluções Power Plataform (Apps, Automate e BI), por sua vez, contribuem permitindo a criação de aplicativos e fornecendo relatórios em tempo real para que empresas tenham cada vez mais processos automatizados e gestores tomem melhores decisões.

A S4R é uma empresa especializada em implantação de soluções da Microsoft. Nossos profissionais são consultores que ajudam seu negócio a alcançar objetivos e melhorar a produtividade através da personalização e gerenciamento de ferramentas de gestão.

Nossas ações são focadas em utilizar ferramentas para otimizar processos de colaboração e aumentar a produtividade nas empresas.

Entre em contato conosco e implante sistemas de gestão de metas na sua empresa

Fechar Menu