Blog

por S4R
 • 
6 dez 2023
 • 

Nos últimos anos, o mundo testemunhou diversas mudanças tecnológicas, principalmente com os avanços de inteligência artificial, que estão acelerando a inovação e mudando a forma como interagimos e operamos. Mas ao mesmo tempo o crime Cibernético está avançando, com iniciativas e inovações que ameaçam a segurança virtual. 

A Microsoft visualizou essa crescente na velocidade, escala e sofisticação dos ciberataques, e por isso lançaram uma nova iniciativa para buscar a sua próxima geração de proteção cibernética, o que a empresa está chamando de Secure Future Initiative (SFI). 

Essa iniciativa busca reunir todas as áreas da Microsoft para avançar na proteção cibernetica, com três pilares: 

  • Defesas Cibernéticas baseadas em IA; 
  • Avanços na engenharia de Software; 
  • Defesa com uma forte aplicação das normas internacionais. 

Panorama das ameaças 

Nos últimos meses a Microsoft destacou atividades cibernéticas pelos Estados Unidos, atividades que foram preocupantes, além de ameaçar civis, mas pela sofisticação das técnicas envolvidas.  

Embora tenham sido feitas melhorias significativas nos últimos anos, são necessárias novas abordagens são necessárias para aprimorar a segurança cibernética. O relatório anual de defesa digital da Microsoft destacou que praticas avançadas de Ciber-higiene protegem efetivamente contra a maioria dos ciberataques. 

Defesa cibernética baseada em IA 

A guerra na Ucrânia demonstrou a capacidade do setor de tecnologia de desenvolver defesas cibernéticas mais fortes do que as ameaças avançadas. A Microsoft está comprometida em contruiri uma proteção contra ataques cibernético baseado em IA, para proteger seus clientes e países ao redor do mundo. 

Como parte da Secure Future Initiative (SFI), a Microsoft acelera esse trabalho em vários aspectos como: 

  • Utilizar a IA para avançar na inteligência contra ameaças, e fornecer isso para os clientes; 
  • Empregar a IA para ajudar organizações a derrotar ataques cibernéticos em velocidade de máquina. 

Novos avanços na engenharia de software 

Além das capacidades de Inteligência Artificial, para um futuro mais seguro, será preciso novos avanços na engenharia de software. A Microsoft irá implementar um novo padrão de segurança chamado “SDL Dinâmico”, que aplicará processos sistemáticos para integrar continuamento a proteção cibernética em seus sistemas e serviços. Isso inclui a transformação na maneira como são desenvolvidos seus softwares com automação e IA fortalecendo a proteção de identidade contra ciberataques sofisticados e aprimorando a resposta a vulnerabilidade em plataformas de nuvem. 

Forte aplicação de normas internacionais 

A Microsoft acredita que defesas de IA mais fortes e avanços na engenharia devem ser combinados com um terceiro componente crítico: a forte aplicação de normas internacionais no ciberespaço. 

É preciso um compromisso público mais forte da comunidade global para resistir a ataques cibernéticos. É necessária uma ação conjunta dos governos para responsabilizar os estados que cruzam essas linhas vermelhas. Ao unir defesas baseadas em IA, avanços na engenharia de software e forte aplicação de normas internacionais, a Microsoft acredita que possa ser construido um futuro mais seguro para todos. 

FONTE: https://blogs.microsoft.com/on-the-issues/2023/11/02/secure-future-initiative-sfi-cybersecurity-cyberattacks/ 

Compartilhe