Blog

por S4R
 • 
4 ago 2022
 • 

Microsoft lança o Power Pages, um criador simplificado de sites 

Aproveitando o hype por soluções low-code, a Microsoft anunciou uma nova solução online para quem busca criar sites, mesmo sem ter domínio avançados em programação. Trata-se do Power Pages, uma ferramenta de desenvolvimento de sites que utiliza criação low-code (pouco código), disposição e formatos prontos, com o mínimo de código necessário por parte do usuário.

O Power Pages já existia como um componente no Power Apps com o foco em contas corporativas e recentemente passou por upgrade, que foi reestruturado para um serviço autônomo e dividido para uma nova experiência do usuário, com uma interface mais moderna e intuitiva. A tendência é que a Microsoft invista pesado para tornar a ferramenta cada vez mais popular e fácil. 

“Como um produto novo e autônomo, o Power Pages capacita qualquer pessoa, independentemente de sua formação técnica, com uma plataforma eficaz para criar sites seguros, modernos e baseados em dados.” – Afirmou a Microsoft.

 

Entre essas atualizações, foram disponibilizados novos layouts com textos, vídeos, imagens, listas, menus, dados comerciais e com opções de templates prontos para uso como agendamento, registro e envio de aplicativos. Também é possível criar, newsletters, formulários de registros e muitos outros.

  

Se você é um desenvolvedor mais experiente no assunto, poderá utilizar o Power Pages com mais produtividade, pois a plataforma permite a integração com diversos serviços da Microsoft, como por exemplo: o Azure, Visual Studio Code, GitHub e componentes de código e APIs da Web, permitindo desenvolver interfaces mais elaboradas ou firewalls, com o foco na otimização ou segurança do serviço.

A interface do criador de sites é baseada em escolher, arrastar e soltar. 

 Para iniciantes ou inexperiente, um diferencial bem legal dessa solução é o Learn Hub (hub de estudos), que oferecerá matérias de aprendizado, como guias, tutoriais e vídeos curtos que ensinará o usuário a criar o seu site.

Você não está limitado ao designer do Power Pages, pois há suporte para código de ida e volta no Visual Studio Code, permitindo o acesso completo do conjunto de soluções de depuração do Microsoft Edge, deixando adicionar JavaScript e CSS, além das ferramentas internas.

Integração com outros componentes do Microsoft Power Platform

O Dataverse permite que os usuários armazenem e gerenciem com segurança os dados usados por aplicativos de negócios e seus sites do Power Pages. Use construções de aplicativos baseados em modelo, como formulários, exibições, gráficos e painéis, para exibir facilmente os dados do Dataverse. 

O Power Apps permite criar aplicativos móveis e Web personalizados em low code, em horas, não em meses, que se conectam facilmente a dados, usando expressões semelhantes ao Excel para adicionar lógica que são executados na Web, no iOS e em dispositivos Android.  

O Power Automate simplifica a criação de fluxos de trabalho automatizados, diretamente dos seus aplicativos com uma abordagem sem código, que se conectam a centenas de aplicativos e serviços populares, aumentando a lógica de negócios e interagindo com dados e eventos que entram e saem do Dataverse.  

O Power BI permite que qualquer pessoa acesse os dados de várias fontes para criar painéis e relatórios interativos e imersivos que fornecem insights acionáveis e geram resultados de negócios. Use o recurso de incorporação para exibir dados fora do Dataverse. 

O Power Virtual Agents permite que seus clientes e equipes criem facilmente experiências através do chatbot orientadas por IA, sem a necessidade de código. 

O Microsoft Power Pages, deve ficar disponível no final deste ano e pode ser testado gratuitamente durante 30 dias.

Tags:

Compartilhe