Blog

por S4R
 • 
8 abr 2024
 • 

A capacidade inovadora da tecnologia generativa está deixando as pessoas maravilhadas, transformando a maneira como a sociedade opera e interage. Mas não podemos ignorar as preocupações legítimas sobre os impactos da IA na segurança da informação, privacidade e no futuro do trabalho. O potencial revolucionário da IA pode ser comparado às mudanças como o surgimento do computador pessoal. 

Por essas razões, a Microsoft apresenta o relatório “IA no Brasil: Explorando Oportunidades”. Nele, você encontrará uma visão detalhada de todos os esforços da Microsoft para tornar essa grande inovação verdadeiramente útil, eficiente e produtiva para todos, levando em consideração não apenas os aspectos econômicos e sociais, mas também os ambientais. A Microsoft está totalmente empenhada em garantir que a IA seja governada da maneira mais eficaz possível e que pessoas e empresas possam utilizá-la de forma responsável.  

Mostrar como o Brasil e os brasileiros estão enfrentando os desafios dessa transformação é especialmente relevante este ano, já que 2024 marca o Brasil assumindo a presidência do fórum internacional do G20. Os avanços em IA se tornaram um dos principais tópicos de discussão global, e o G20 não será uma exceção. Organizações internacionais buscam estabelecer diretrizes de comportamento e governança para garantir que os benefícios da IA sejam aproveitados de maneira justa, evitando problemas decorrentes de seu uso indevido. 

Assumindo a liderança desse grupo representativo, o Brasil tem a oportunidade de fortalecer seus posicionamentos e indicar caminhos para o futuro. Uma maneira eficaz de fazer isso é destacar para os parceiros do G20 o enorme mercado potencial para o desenvolvimento de soluções e aplicativos com IA utilizando as ferramentas disponíveis para desenvolvedores em todo o mundo. A ideia é aproveitar as bases estabelecidas pela Microsoft e outros provedores para dar vida a novas ideias que atendam às demandas específicas de cada país ou região. 

Os países podem utilizar as tecnologias de IA para criar aplicativos práticos e resolver problemas reais, como tornar os serviços de saúde mais eficientes ou o transporte público mais confiável. No Brasil, muitos profissionais estão prontos para enfrentar esse desafio, tanto no setor público quanto no privado, graças ao alto nível de profissionalismo das equipes de TI do país. 

O Brasil já demonstrou sua capacidade de liderar avanços digitais, como a automação e cibersegurança no setor bancário, que são referências globais. Agora, com o surgimento da era da inteligência artificial, a colaboração entre soluções globais e locais promete ser ainda mais benéfica para o futuro de todas as nações. 

A Microsoft está na vanguarda desse movimento no Brasil, trabalhando desde 2017 para estabelecer uma base responsável nessa área. Ainda há muito a ser feito, a IA está em constante evolução, e a Microsoft está comprometida em melhorar continuamente seusprocessos, em conjunto com seus clientes, parceiros e a sociedade em geral. O objetivo é que a IA possa beneficiar a todos, incluindo o treinamento de trabalhadores, orientação de estudantes e consideração das populações mais vulneráveis. 

A revolução da IA está apenas começando. É hora de construir uma abordagem ética e responsável, com uma governança pública moderna e eficiente, para que todos possam aproveitar ao máximo as oportunidades que essa tecnologia oferece. 

FONTE: https://blogs.microsoft.com/on-the-issues/2024/03/20/responsible-ai-brazil-blueprint-g20/ 

Compartilhe