Como tornar sua empresa Data Driven através do Power BI

O imenso volume de dados gerados diariamente pelas organizações pode contribuir diretamente com a:

  • otimização de processos;
  • inteligência na tomada de decisão;
  • aprimoramento de campanhas de marketing;
  • relacionamento com clientes;
  • aumento dos lucros.

Entretanto, para que se tornem estruturados, de modo a favorecerem as análises, é preciso seguir metodologias que organizem esse processo, como é o caso do Data Driven.

Mais do que uma ferramenta, trata-se de uma cultura organizacional com o objetivo de:

  • Tratar essa infinidade de dados;
  • Filtrar elementos úteis para a operação;
  • Transformar os dados em informações relevantes para os propósitos da empresa.

Como resultado, se obtém um amplo diferencial competitivo e permanência no mercado, já que a concorrência vem se utilizando cada vez mais desses insights para o planejamento de ações junto ao público.

Afinal de contas, o que é ser Data Driven?

Uma cultura Data Driven, ou orientada por dados, envolve métodos estatísticos, científicos e de análise por algoritmos complexos, os quais aplicados ao Big Data e outras tecnologias de Business Intelligence (BI), extraem dados estratégicos das organizações.

Ela surgiu a partir da transformação digital e suas tecnologias disruptivas, as quais possibilitaram aos negócios acessarem informações nunca imaginadas. Para se ter ideia, segundo a pesquisa 100 Data and Analytics Predictions Throug 2021, da consultoria Gartner, em três anos as companhias geraram mais de 90% do total de dados armazenados em toda a história, o que significam milhões de terabytes.

Assim, criou-se uma metodologia onde as empresas sejam capazes de lidar com seus dados estruturados e não estruturados com uma assertividade cada vez maior, favorecendo as operações como um todo.

Dicas para ter uma cultura Data Driven

Para conseguir obter respostas mais confiáveis e precisas por meio de dados, a primeira etapa é modificar a cultura organizacional da companhia. Isso envolve a postura de gestores e colaboradores, os quais devem ter uma mentalidade orientada ao Data Driven.

Isso porque, de nada adianta contar com tecnologias inovadoras e uma infraestrutura robusta de TI se os responsáveis pelos processos não estivem cientes do seu papel. A partir daí, outras dicas importantes são:

Democratização dos dados

Quando se fala em democratização de dados, a ideia é torná-los acessíveis para todas as áreas e funcionários de um organização. Nesse ponto, vale ressaltar a importância de tornar as informações o mais claras possível, de modo a facilitar a compreensão dos envolvidos.

Algumas práticas para atingir esse objetivo são se certificar de que qualquer pessoa consegue entender os dados, se os mesmos estão integrados em bancos, se podem ser acompanhados de ponta a ponta, se tem potencial de gerar resultados, se foram validados e se há alguma margem de erro.

Qualidade da informação

Gerar dados de qualidade é outra ação fundamental para se ter acesso a informações realmente importantes e confiáveis.

Na prática, isso significa definir objetivos, estabelecer prazos, especificar os tipos de dados a serem coletados, armazenados e analisados. Além de também contar com sistemas e ferramentas que auxiliem nesse processo!

Governança de dados

Ao adotar uma cultura Data Driven, os negócios precisam impulsionar o volume de dados brutos coletados. Para isso, podem investir em tecnologias avançadas de Big Data, Business Analytics e Business Intelligence.

Apesar de à primeira vista isso parecer complexo, na realidade existem ferramentas gratuitas ou acessíveis a qualquer porte de empresa, como o Power BI.

Depois de definir esse aspecto, é o momento de a empresa criar sistemas e métodos que estruturem e tratem os dados, de forma a contribuírem com a tomada de decisão.

Investimento em tecnologias

Um dos pilares do Data Driven é a tecnologia, responsável pela coleta, armazenamento e estruturação dos dados, de forma organizada, sistemática e rotineira.

Portanto, é imprescindível iniciar um planejamento que contemple o investimento em sistemas e softwares eficientes. Entre os recursos a se adotar estão ERPs, CRMs e softwares de Business Intelligence, como é o caso do Power BI.

Além do investimento em soluções tecnológicas, é imprescindível contar com outras fontes de informações, que incluem a concorrência e o mercado. Tudo isso fornece o panorama completo que uma empresa precisar para ter mais inteligência e melhores resultados.

Conheça o Microsoft Power BI

Um dos recursos que auxiliam amplamente as empresas na implementação do Data Driven é o Microsoft Power BI, software de Business Intelligence da Microsoft. Como ele é integrado ao Office 365, há também a contribuição com a análise dos dados originados de programas como o Excel e outras fontes.

O Power BI pode ser facilmente utilizado até mesmo por usuários que não possuem amplo conhecimento técnico. Dessa forma, ele facilita os processos de coleta, análise, visualização e compartilhamento de informações.

Além de ser intuitiva, a plataforma também é personalizável, o que permite a adaptação conforme a demanda de cada negócio.

Há uma versão gratuita, voltada para micro, pequenas e médias empresas, além da versão PRO, chamada Power BI PRO. Ela permite que o usuário adicione funcionalidades para grandes organizações.

Benefícios do Microsoft Power BI

Entre os diversos recursos da ferramenta estão:

  • Acesso rápido e fácil;
  • Exploração e descoberta de dados;
  • Experiência personalizada;
  • Armazenamento na nuvem;
  • Colaboração integrada entre equipes;
  • Insights de qualquer dispositivo;
  • Criação de relatórios interativos;
  • Informações acessíveis.

Essas são algumas das soluções do Power BI, um conjunto de serviços de software, aplicativos e conectores que juntos trabalham para transformar fontes de dados não estruturados em informações relevantes, interativas e envolventes para as empresas.

Power BI configurado pela S4R: um infinito de possibilidades

A S4R é uma empresa que presta serviços no mercado de consultoria, outsourcing e desenvolvimento de soluções, utilizando as plataformas Microsoft. Nosso foco é na preparação contínua da equipe e na padronização de processos!

Desenvolvemos soluções baseadas no Microsoft 365, as quais capacitam usuários e otimizam a colaboração inteligente nas empresas, gerando os melhores resultados para o seu negócio.

Para saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa a adotar uma cultura Data Driven com mais facilidade e inteligência, entre agora mesmo em contato com um de nossos consultores.

Conheça um mundo de infinitas possibilidades!

Fechar Menu