A Microsoft está ampliando suas plataformas de inteligência artificial para incluir aplicativos de terceiros. Em uma documentação oficial destacada pelo site Windows Latest, a empresa detalha como desenvolvedores podem incorporar modelos de IA em programas criados para o Windows 11.
Na documentação intitulada “FAQ sobre o Uso de IA em Apps para Windows”, a Microsoft sugere maneiras de adicionar inteligência artificial em aplicativos, seja por meio de processamento local ou em nuvem.
Aceleração na Máquina
Para aceleração de máquina, a empresa menciona a possibilidade de usar um modelo pré-existente ou criar um novo, utilizando plataformas como TensorFlow ou PyTorch.
Para construir aplicativos para Windows, a Microsoft recomenda o framework OnnxRuntime. A documentação aborda métodos para melhorar o desempenho da IA nos programas, os requisitos mínimos recomendados e como os desenvolvedores devem lidar com a privacidade dos usuários.
Esclarecimento de Dúvidas
No documento, a Microsoft esclarece dúvidas comuns dos desenvolvedores, explicando termos frequentemente utilizados, como Modelo de Linguagem de Larga Escala (LLM), WinML e aceleração de hardware relacionada ao treinamento de modelos. O FAQ também diferencia profissões relacionadas ao desenvolvimento de aplicativos, incluindo cientista de dados, engenheiro de aprendizado de máquina e programador.
Embora a nova documentação não apresente informações inéditas, ela demonstra o interesse da Microsoft em integrar a inteligência artificial não apenas em seus próprios aplicativos, mas também em programas desenvolvidos para o Windows.
Suporte Importante
Mesmo que a documentação da Microsoft não traga grandes novidades, ela prepara o caminho para que desenvolvedores implementem IA em seus próprios programas, expandindo as possibilidades tecnológicas.
Naturalmente, levará algum tempo para que o público veja os resultados desse esforço da Microsoft. Se a inteligência artificial veio para ficar, logo mais aplicativos aproveitarão os recursos avançados oferecidos por esses modelos.
Se você é um desenvolvedor e deseja entender mais sobre a implementação dessas ferramentas, vale a pena conferir o FAQ da Microsoft. Existe uma versão em português da documentação, mas a edição em inglês é mais completa.