Nos dias atuais, a Inteligência Artificial (IA) está mais presente do que nunca! Mas esse crescimento trouxe uma série de mitos sobre essa tecnologia! Aqui vamos trazer 4 mitos sobre a inteligência artificial desmitificados por Karmel Allison, uma profissional de bioinformática, linguística, direito em saúde e mais de uma década focada em inteligência artificial.
1- “A Inteligência artificial vai substituir todos os empregos”
A IA vai transformar alguns empregos, abrindo novas oportunidades para as pessoas focarem em tarefas que são mais significativas e criativas. A tecnologia pode assumir tarefas monótonas, permitindo as pessoas terem mais tempo para usarem de forma estratégica.
2- “A Inteligência Artificial é exclusiva para profissionais de tecnologia”
A Inteligência artificial é acessiva a todos, não somente aqueles que são especialistas em tecnologia. Essa tecnologia já é muito utilizada por diversas pessoas diariamente mesmo que não percebam com situações como pesquisas online, com recomendações de compras, etc. A diversas aplicações da IA fora do setor tecnológico, como na área da saúde, com a tecnologia auxilia médicos na transcrição de anotações e preenchimento de formulários.
3- “IA é uma única coisa”
A Inteligência Artificial não é uma única coisa, mas sim uma coleção de diversas tecnologias que estão presentes no cotidiano como: Buscadores, aplicativos de e-mail, e aplicativos de gerenciamento contínuo, por exemplo. É muito importante entender as diferentes ferramentas alimentadas por IA e utilizar a mais adequada para a tarefa.
4- “A Inteligência artificial e tendenciosa e deve ser evitada”
Sim, a Inteligência artificial pode ser tendenciosa, mas o seu uso de forma informada pode ser extremamente produtivo, é importante compreender como os sistemas são construídos e conhecer os princípios das empresas que desenvolvem essas tecnologias, promovendo a conscientização de boas práticas de IA.
Com a presença cada vez mais forte da inteligência artificial no dia a dia, é importante desmitificar certos mitos para estarmos abertos a essa nova transformação.