Blog

por S4R
 • 
7 jun 2024
 • 

Recentes dados divulgados mostram que a maioria dos funcionários está experimentando a IA e desenvolvendo suas competências. Neste momento, é papel dos líderes canalizar essa experimentação para impactar positivamente os negócios! 

A IA Transforma o Ambiente de Trabalho Global 

A Microsoft e o LinkedIn lançaram a edição de 2024 do “Índice de Tendências de Trabalho”. A pesquisa revela como, em apenas um ano, a Inteligência Artificial está transformando a forma de trabalhar, liderar e contratar. 

Para apoiar essa transição, a Microsoft anunciou novos recursos no Copilot para Microsoft 365, enquanto o LinkedIn disponibilizou gratuitamente mais de 50 cursos para assinantes Premium, visando capacitar profissionais em IA. 

Adotando o uso da IA: Uma Realidade em 2024 

Os dados mostram que 2024 é o ano em que o uso da IA no trabalho se torna concreto. Nos últimos seis meses, a adoção de IA generativa quase dobrou.  

O LinkedIn observa um aumento significativo no número de profissionais adicionando habilidades de IA aos seus perfis, e a maioria dos líderes afirma que não contrataria alguém sem essas competências. Entretanto, muitos gestores estão preocupados com a falta de uma visão clara de IA em suas empresas, resultando em profissionais que usam suas próprias ferramentas de IA no trabalho. 

“A IA está democratizando a experiência em toda a força de trabalho. Nossa pesquisa destaca a oportunidade para as organizações aplicarem essa tecnologia para decisões mais assertivas, colaboração e resultados de negócios.”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft.   

Principais Insights para Líderes e Profissionais 

A pesquisa, que abrangeu mais de 31 mil pessoas em 31 países, incluindo o Brasil, revela três insights essenciais: 

  • A IA já é desejada no ambiente de trabalho: 75% dos trabalhadores globais já utilizam IA, e no Brasil, essa porcentagem é de 83%. Muitos afirmam que a IA economiza tempo, estimula a criatividade e permite foco em atividades mais relevantes. Porém, a falta de uma visão clara sobre a implementação de IA preocupa 59% dos líderes globais e 51% dos líderes brasileiros. 
  • Pressão por ROI Imediato: Líderes estão mais reservados devido à pressão por um retorno imediato sobre o investimento. Como resultado, 74% dos usuários de IA no Brasil trazem suas próprias ferramentas para o trabalho, fenômeno conhecido como “Traga sua Própria IA para o Trabalho” (BYOAI), colocando os dados empresariais em risco. 
  • Expansão de Oportunidades de Carreira: A relação entre IA e redução de empregos é complexa. A maioria dos líderes globais (55%) está preocupado com a escassez de talentos em áreas como cibersegurança e design criativo. Ao mesmo tempo, 46% dos profissionais estão considerando mudar de carreira no próximo ano, e 85% dos entrevistados nos EUA expressam esse desejo. 

Capacitação e Novidades Tecnológicas 

Para ajudar profissionais a se capacitarem, o LinkedIn Learning oferece mais de 22 mil cursos, incluindo mais de 600 focados em IA.  

Novas ferramentas alimentadas por IA também estão disponíveis para ajudar na busca por emprego e no desenvolvimento de carreira, oferecendo insights personalizados e recomendações baseadas em atividades recentes. 

A Microsoft também introduziu novidades no Copilot para Microsoft 365, incluindo um recurso de preenchimento automático de prompts e uma interface de bate-papo que apresenta insights pessoais com base em atividades recentes. 

“A IA está redefinindo o mercado de trabalho, e é claro que precisamos nos adaptar a essa transformação. Os líderes que investirem no desenvolvimento de competências de suas equipes terão uma vantagem competitiva.”, disse Ryan Roslansky, CEO do LinkedIn. 

Quer descobrir como a IA pode transformar a sua empresa? Entre em contato com o nosso time de especializado em soluções Microsoft. 

FONTE: https://news.microsoft.com/source/latam/features/noticias-da-microsoft/microsoft-e-linkedin-divulgam-o-indice-de-tendencias-de-trabalho-2024-sobre-o-uso-da-ia-no-brasil-e-no-mundo/?lang=pt-br 

Compartilhe