O Big Data é um termo que vem ganhando cada vez mais destaque entre as empresas. Isso porque, vivemos em um período que produzimos e consumimos muita informação.
Praticamente, todas as tecnologias de hoje geram dados e essa quantidade de conteúdo faz com que as empresas busquem por programas específicos para gerirem análises que auxiliem na tomada de decisões.
Quer entender melhor esse conceito para aplicá-lo em sua empresa?
Confira abaixo os principais pontos do Big Data e quais as soluções disponíveis no mercado!
Mas afinal, o que é Big Data?
O conceito de Big Data está atrelado à análise e interpretação de grandes volumes de informações geradas a cada segundo, seja por usuários ou dispositivos.
Sendo assim, essas informações estão presentes nos bancos de dados de servidores e companhias, e por sua quantidade elevada não podem ser gerenciadas e processadas por softwares convencionais.
Os dados podem estar dispostos de forma estruturada – organizada – ou não estruturada. Através de ferramentas de Big Data as empresas podem analisar o comportamento de seu público-alvo, o cenário do mercado e as necessidades dos clientes, entre outras observações.
Então, o Big Data é um grande auxílio para o crescimento das empresas!
Conheça a história do Big Data!
Os primeiros data centers e bancos de dados sugiram entre as décadas de 60 e 70 e marcaram o nascimento do mundo dos dados e da origem do conceito de Big Data.
Entretanto, apenas em 2005 com o advento das redes sociais, foram desenvolvidas estruturas abertas de código para armazenar e analisar conjunto de dados.
Em seguida, o volume de dados disparou conforme o número de novos usuários. Além disso, os conceitos de Machine learning e Internet of Things (IoT) fizeram com que os dispositivos reunissem cada vez mais dados sobre padrões de comportamento dos cliente e desempenho de soluções/produtos ofertados.
Assim, o Cloud computing vem expandindo as possibilidades do Big Data, aumentando a escalabilidade dos dados e de suas análises.
Os V’s do Big Data!
No começo dos anos 2000, o analista de dados Doug Laney desenvolveu o conceito dos 5 V’s do Big Data.Sua teoria é a base para a introdução do conceito em qualquer companhia.
Os V’s são definidos como: Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor.
Abaixo, entenda cada um deles:
Volume
O Volume é o principal ponto do conceito de Big Data. A grande quantidade de dados criados tem uma influência direta com o armazenamento e análise desses materiais.
Atualmente, as análises podem ser facilitadas através de ferramentas específicas de Big Data que suportam o volume de dados.
Já em relação ao, ato de armazenar hoje os servidores são altamente escaláveis e flexíveis para que haja um aceite de todos os materiais coletados. Além de também serem disponibilizados na nuvem, aumentando a sua acessibilidade!
Velocidade
Quando se fala em Velocidade, o foco está, principalmente, na maneira como os dados são transferidos, armazenados e baixados. Atualmente, as ferramentas de trabalho possibilitam maior agilidade e segurança em como essas informações são geridas e atualizadas.
Variedade
Já o V de Variedade está ligado aos diversos dados que podem ser disponibilizados. Mais do que isso, é importante ter em mente a necessidade de como utilizar variadas maneiras para analisar cada dado obtido.
Ou seja, a variedade permite definir a forma correta de observação de cada conteúdo armazenado!
Veracidade
Com o crescimento na utilização de redes sociais, não foram somente as informações verdadeiras que aumentaram de quantidade. Em época de Fake News, é fácil perceber a grande quantidade de dados falsos que se propagam por meio da internet.
Por conta disso, se faz preciso destacar a Veracidade e pesquisar a confiabilidade de todo o conteúdo armazenado. Muitas vezes, a quantidade pode ser imensa, mas são poucos os dados que realmente podem ser utilizados para determinada pesquisa.
Valor
Da mesma forma, há hoje uma quantidade tão grande de conteúdo que os responsáveis pelo Big Data devem definir o Valor dos dados coletados. Afinal, com tanta informação disponível, entender qual tem real serventia é um trabalho que economiza tempo e dinheiro!
A importância do Big Data
Como citado alguns parágrafos acima, existem dados estruturados e não estruturados. Na prática, isso significa que as informações podem ser divididas naquelas já organizadas e nas que necessitam de um trabalho para isso. Isso porque, uma análise só pode ser feita após os dados estarem todos com o mesmo padrão.
Então, se faz importante realizar uma análise de âmbito macro para entender o cenário com que se trabalha. Assim, ao unir os diferentes dados, é possível entender práticas comuns e prever a forma como determinado público pode agir.
Dessa forma, esse tipo de conteúdo é, atualmente, de extrema importância para qualquer companhia. Ou seja, com informação é possível se precaver de crises, fazer investimentos certeiros e, de preferência, se colocar à frente da concorrência.
As principais funções do Big Data
Para compreender as maneiras como o Big Data pode auxiliar em sua empresa, sugere-se utilizar de três ações principais. À vista disso, é possível entender suas funções e aplicações dentro de uma companhia.
- Integrar: Vindos de diferentes fontes, o Big Data permite que seus dados sejam padronizados e integrados. Assim, os analistas podem utilizar as informações de maneira mais certeira.
- Gerenciar: O conteúdo recolhido pelo Big Data precisa ser gerenciado de maneira a permitir sua utilização. Para isto, podem ser usados servidores locais ou em nuvem. O segundo ganha cada vez mais mercado e representa o avanço dessa tecnologia.
- Analisar: Por fim, se faz necessário analisar os dados para que o investimento em soluções seja efetivado. Com este fim, o ideal é contar com uma equipe e softwares que tornem o trabalho mais ágil e, principalmente, coerente com a sua estratégia.
Uma solução Big Data ideal para você!
Atualmente, uma das principais e mais completas soluções disponíveis no mercado de Big Data é o Azure, da Microsoft. Por meio de serviços totalmente gerenciados, você consegue utilizar toda a amplitude de dados que possui.
Assim, você pode criar soluções de análise seguras e transformadoras! Mas para isso, é importante contar com o parceiro ideal para garantir o funcionamento ideal da plataforma escolhida!
A S4R é uma empresa reconhecida pela excelência de seus serviços no mercado de consultoria, outsourcing e desenvolvimento de soluções utilizando as plataformas Microsoft.
Sendo assim, contar com os melhores softwares, como o Azure, é um grande diferencial competitivo frente a concorrência. Com acesso a tantas análises, planilhas e gráficos, você poderá tomar decisões cada vez mais eficazes!
Ficou interessado? Então entre em contato com nossos especialistas e conheça mais sobre os produtos e serviços da Microsoft!