Blog

Microsoft teams
por S4R
 • 
27 maio 2021
 • 

As circunstâncias atuais da crise pandêmica do novo Coronavírus tornaram o digital workplace um requisito básico para quase todas as organizações, quer planejassem adotá-lo ou não. Pensando no futuro do ambiente de trabalho, as empresas precisam urgentemente considerar a tecnologia como sua maior aliada para uma perfeita sustentação desse conceito.

Com esse contexto em mente, uma pesquisa realizada pela Statista apontou que o número de usuários diários do Microsoft Teams duplicou no mês de abril de 2020, sinalizando mais de 75 milhões de contas.

A ferramenta da Microsoft foi lançada em julho de 2017 com o intuito de se tornar uma plataforma colaborativa e de comunicação unificada dentro das empresas. Hoje, ela é um sinônimo de produtividade e desenvolvimento de vários digital workplaces ao redor do mundo.

Hora de recapitular: o que é o Digital Workplace?

O digital workplace é uma plataforma de trabalho baseada em cloud computing que oferece acesso a ferramentas digitais que seus colaboradores necessitam para realizar suas tarefas diárias.

Digital Workplace

A principal ideia do Digital Workplace é incluir os conceitos de colaboração, gerenciamento de projetos e processos dentro do cotidiano das empresas.

Para conhecer mais sobre o digital workplace, leia nosso artigo:

Microsoft Teams, como funciona?

O Microsoft Teams é uma ferramenta que através de recursos de chat, vídeo, armazenamento de arquivos e integrações com aplicativos externos e do Office 365, simplifica a colaboração entre os times da sua empresa ao reunir todas as informações em um único local.

Sendo assim, cada equipe consegue desenvolver “Canais” específicos para o compartilhamento de documentos. Logo, um departamento de TI, por exemplo, pode ter sua própria equipe e criar canais especiais para diferentes projetos.

Em suma, o Teams integra arquivos e aplicativos para o desenvolvimento de peças colaborativas para que todo o trabalho seja concluído da melhor maneira possível.

Conheças as funcionalidades do Microsoft Teams

Entre algumas de suas principais funcionalidades, podemos citar:

Cenários virtuais e Bots

Para aqueles que estão no modelo de trabalho home office e precisam realizar videoconferências, o Teams possibilita que o usuário escolha entre modelos pré-prontos de cenários virtuais para compor o fundo de sua chamada.  

Outro ponto interessante, é o desenvolvimento de bots com múltiplas funcionalidades para a sua equipe, como, por exemplo, criação de pesquisas, envio de relatórios, etc.

Conversas instantâneas e privativas

A plataforma do Teams também permite que sejam criadas conversas, tanto por texto ou por vídeo, de forma instantânea e privativa. Além disso, é possível mencionar colaborares para que deem a devida atenção para uma mensagem. Para isso, é preciso apenas usar o símbolo “@” antes do nome ou-mail da pessoa.

Reuniões aprimoradas

Com o Teams você pode aproveitar suas reuniões ao máximo! Com o recurso do bate-papo, você compartilha informações antes ou depois das suas reuniões. E, caso sua organização permita, há também a possibilidade de gravá-las.

Teve alguma pergunta durante a reunião e não deseja interromper o orador? Você pode selecionar o recurso de “levante a mão”, localizado na sua área de controles, para sinalizar aos outros participantes o seu desejo de fala.

Plataforma personalizada

Essa com certeza é uma das funcionalidades de maior destaque do Teams, a customização. A ferramenta concede uma ampla extensibilidade, fazendo com que sua empresa possa criar, personalizar e a até mesmo contratar serviços que realizem uma integração inteligente com o Microsoft Teams.

Dessa forma, você pode contar com uma série de ferramentas que otimizem o cotidiano das suas equipes.

Como o Teams impacta na rotina do seu workplace?

Podemos perceber que, possuir um software como o Teams na sua empresa é contar com diversas funcionalidades para aplicar a colaboração no cotidiano de seus colaboradores. Mas será que o seu uso pode trazer grandes impactos na produtividade do seu workplace?

Otimização de tarefas

Se a sua empresa já está inserida no ecossistema do Office 365, é ideal apostar no Microsoft Teams para otimizar ainda mais os processos internos de suas equipes.

Isso porque, a solução opera como um hub de comunicação integrada, facilitando o trabalho de seus colaboradores ao gerenciar todas as informações necessárias para uma ótima eficiência.

Tenha cada vez mais a automação de processos como um conceito enraizado na cultura organizacional da sua empresa, e diga adeus aos processos longos e burocráticos!

Suporte constante

Outro ponto a ser analisado como uma das grandes vantagens do Teams é contar com a garantia de uma assistência técnica em múltiplas plataformas, como, por exemplo, chat online, telefone, e-mail, etc.

Dessa forma, você pode ter certeza de que sua experiência não será afetada durante o uso da solução.

Flexibilidade

O sonho de consumo da maioria dos colaboradores é trabalhar com uma ferramenta flexível a sua realidade. E advinha, o Teams faz isso para você!

Desenhado para poder ser implementado em qualquer sistema, seja ele um MAC, um Windows e até mesmo em dispositivos IOS ou Android, o Teams é uma solução que acompanha a rotina da sua organização.

Além disso, ele permite a criação de números de discagem para você aproveitar todos os benefícios sem necessariamente estar logado no aplicativo. Você pode estar em comunicação com a sua equipe mesmo em trânsito!

Segurança garantida

Uma das maiores preocupações das empresas é a segurança envolvida na gestão dos seus processos internos. Pensando nisso, o Teams está 100% de acordo com as especificidades impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Além disso, o Teams utiliza do mesmo padrão avançado de conformidade e segurança dos programas Office 365. Sendo assim, o sistema conta com autenticação multifatorial, criptografia automática de dados e acesso condicional para a TI restringir o acesso de dispositivos.

Maior produtividade

Tenha maiores índices de produtividade através da colaboração nativa do Microsoft Teams, uma vez que todas as atividades, informações e conversas estão todas ao seu alcance 24h por dia! Ademais, você simplificará o dia a dia de trabalho de toda a sua organização.

Eleve a colaboratividade do seu digital workplace com o Space!

Como podemos perceber, o formato do digital workplace consiste não somente no trabalho remoto, mas sim em toda uma infraestrutura que permite as organizações funcionarem em um ambiente híbrido.

A solução da S4R para o digital workplace é o Space. Uma ferramenta com a qual é possível gerenciar diversos aplicativos em qualquer dispositivo, de maneira simples, rápida e segura.  

A plataforma traz um novo conceito sobre colaboratividade, otimizando o uso e o gerenciamento de dispositivos multiplataformas e aplicativos, tudo baseado na nuvem.

O Space aperfeiçoa ainda mais toda a infraestrutura do Microsoft 365 que a empresa já utiliza, oferecendo todos os benefícios de um workplace, com uma intranet e gerenciador de documentos com foco no aumento da eficiência e da produtividade dos colaboradores da empresa.

São vários os recursos e modelos prontos do Space que irão permitir que a sua empresa realize todas as tarefas diárias em um único lugar.

Quer saber mais sobre o Space, a solução digital workplace da S4R?


Agende uma demonstração do Space e saiba como elevar os seus negócios ao outro nível da transformação digital!

Compartilhe