Blog

Tableau
por S4R
 • 
13 maio 2021
 • 

Conforme o uso de dados se torna cada vez mais uma necessidade nas empresas, a adoção da ferramenta Tableau cresce. Ela é um dos braços direitos dos gestores de grandes e médias empresas que se mantém antenadas com as tendências do mercado.

Afinal, hoje em dia, os dados são os ativos mais importantes de uma organização. Eles servem de insumo para criação de relatórios aprofundados que auxiliam em questões relativas à área de Business Intelligence da empresa.

No entanto, aproveitar essa onda de crescimento significa que sua empresa deve se preparar. Afinal, o Big Data é um grande massivo conjunto de dados, estruturados e não-estruturados.

No meio desse grande nó, há insumo suficiente para fazer sua empresa mudar de patamar. Mas, atualmente, você possui a ferramenta ideal para te ajudar nessa missão?

Essa é a proposta do Tableau. Que tal conhecer mais sobre a plataforma e seus benefícios?

Confira!

O que é o Tableau?

O Tableau é uma poderosa ferramenta de Business Intelligence, que possibilita às empresas a análise aprofundada de dados do negócio. O software propõe facilitar essa tarefa, com uma interface completamente visual e usabilidade simplificada.

Assim, diferente de outras soluções, o Tableau entrega uma plataforma extremamente aderente a qualquer tipo de usuário. Além disso, seu potencial é quase ilimitado — os dados agregados podem ser coletados de diversas fontes, como seu CRM, ERP ou mesmo seu banco de dados privados.

Dessa forma, o Tableau permite que a empresa trate os dados de maneira mais intuitiva e simples, alcançando insights qualificados em tempo real. Uma das maiores vantagens do software é que, apesar de ser arquitetado para necessidades individuais, ele pode perfeitamente ser escalonado para toda empresa.

Assim, a análise de dados pode se restringir tanto a uma atuação específica da sua organização, como se ampliar para toda ela. De acordo com dados do Tableau, a comunidade de membros ativos da plataforma já passa de um milhão!

Apesar de não ser a única solução BI corporativa, o Tableau é certamente uma das maiores, incentivando a criação de uma cultura de dados em mercados do mundo inteiro.

Confira os tipos de Tableau

O Tableau não é um único produto, ele apresenta certas divisões por plataforma em que é utilizado ou mesmo em referência ao(s) banco(s) de dados que o alimenta.

Por isso, antes de investir, o ideal é conhecer suas características e diferenças:

Tableau Prep

Trata-se de uma solução que prepara os dados para a análise. Ela permite um controle mais flexível, com possibilidade de mais usuários acessarem os dados para organizá-los e estruturá-los.

Desktop

O Tableau Desktop é considerado a plataforma com padrão de excelência da empresa, permitindo análise e usabilidade avançada.

A interface é quase 100% visual, com possibilidade de criar gráficos e representações em vários formatos e utilizar recursos como “arrastar e soltar” para criar relatórios.

Online

Com o Tableau Online, não há necessidade de gerenciar o servidor, já que as análises são feitas na nuvem.

É totalmente seguro e altamente escalável, já que é uma solução nativa da cloud, sem necessidade de hardware.

Server

O Tableau Server é a solução nível enterprise da empresa, um verdadeiro servidor (na nuvem pública ou na infraestrutura privada) dedicado à análise de dados globais de uma organização.

Permite maior integração de dados e aceita informações de diversas fontes internas para compor os relatórios e as leituras.

Os principais benefícios do Tableau!

O Tableau é uma ferramenta tão relevante, pois, de fato, entrega resultado para as empresas que a adotam. Além da análise de dados, quer entender outros benefícios do software de BI? Veja!

Visualização de dados

A solução foi criada justamente para se destacar da concorrência no quesito visualização de dados. Por isso, desde 2003, atua com a tecnologia base e patenteada da empresa, o VizQL.

De acordo com a própria empresa, o VizQL “expressa os dados visualmente traduzindo ações de arrastar e soltar em consultas de dados por meio de uma interface intuitiva”.

Portanto, esse é um benefício que está integrado ao core da solução!

Interação

Tamanho poder de visualização facilita mais interação com os dados, um dos grandes benefícios do Tableau.

Dessa forma, qualquer estudo é feito com rapidez e sem exigir um alto nível de conhecimento técnico, visto que a solução conta com recursos como “arrastar e soltar” (drag-and-drop).

Implementação ágil

O Tableau é uma plataforma que busca agilidade em todas as frentes, por isso sua implementação é extremamente ágil.

Isso só se potencializa com o auxílio de uma consultoria em tecnologia, que pode direcionar sua empresa a escolha da melhor licença – cujo custo é super acessível.

Suporte

O Tableau possui recurso de suporte móvel, que facilita a comunicação de dúvidas ou problemas. Além disso, possui um painel responsivo que adapta a visualização dos relatórios para qualquer tela, sem gerar confusões na leitura dos dados.

A importância do Tableau para as empresas

Em uma era onde os dados são mais importantes que qualquer outro tipo de informação, é preciso que as empresas se preparem. Lidar com o grande fluxo de informações, no entanto, é um grande desafio atual.

Enquanto muitas empresas aprendem a lidar com o Big Data, outras dão um passo além e começam a dominá-lo. É o caso das organizações com soluções como o Tableau.

Que tal ter mais rapidez e facilidade para analisar dados de forma aprofundada e qualificada, obtendo insights incríveis para melhorar suas decisões de negócio?

Sendo assim, é muito importante contar com o parceiro ideal para garantir o sucesso da implementação dessa ferramenta. A S4R é uma consultoria especializada em produtividade e tecnologia.

Com um vasto portfólio de soluções, como de toda suíte Microsoft e o Tableau, nos comprometemos em ajudar a sua empresa a se modernizar!

Quer saber mais sobre a adoção do Tableau? Então converse com um de nossos especialistas!

Juntos podemos otimizar os seus resultados através da análise de dados!

Compartilhe