Sinais de que a sua empresa precisa investir em Business Intelligence

Atualmente, muitas empresas se encontram com um grande volume de dados armazenados e não sabem muito bem como aproveitá-los. Além disso, muitas delas acabam fazendo uso de ferramentas impróprias na tentativa de transformar essas informações em estratégias de valor para a empresa.

Sendo assim, nesse conteúdo comprovamos o valor que uma solução de Business Intelligence (BI) pode oferecer para o seu negócio. Você conseguirá identificar os sinais de que a sua empresa precisa investir nessa ferramenta.

Boa leitura!

Afinal, o que é o Business Intelligence?

Traduzido do inglês, Business Intelligence significa Inteligência de Negócios. Trata-se de uma solução que através de diversas técnicas, processos e tecnologias, transforma dados em informações fundamentais para uma tomada de decisão mais assertiva dentro das empresas.

Sendo assim, o objetivo principal de um software de BI é assessorar seu negócio para interpretar e analisar informações que podem indicar novas oportunidades ou até mesmo ameaças. Dessa forma, essa solução pode integrar todos os setores da empresa, desde o marketing até o financeiro.

Como um software de BI opera?

A princípio, serão captados todos os dados coletados pela empresa e armazenados em um banco de dados modelado exclusivamente para o seu negócio. Essa técnica é conhecida como Modelagem Dimensional, e permite que a companhia opere com um grande volume de informações sem que haja perdas performáticas.

Desta forma, até mesmo indicadores de diferentes fontes de dados, como, por exemplo, sistemas ERP, CRMs e planilhas, podem ser visualizados em conjunto.

O processo de análise ocorre em conjunto com o trabalho de captação e armazenamento. Assim, são atribuídas características como produtividade, oportunidades e reputação para as informações colhidas.

A gestão então pode monitorar constantemente os dados e processos da empresa. Além de também criarem relatórios digitais e interativos que auxiliem nas tomadas de decisões.

A importância do Business Intelligence para o seu negócio

Um plano de Business Intelligence, aliado às tendências de Big Data, possibilitam que seu negócio siga por um caminho estratégico. Visto que, ao ter uma visão geral de todas as áreas da empresa, você poderá alinhar dados e evidências para a tomada de decisões cada vez mais certeiras!

Outro ponto de atenção para o uso dessa solução, é que qualquer colaborador da empresa pode consultar os relatórios e utilizá-los para melhorar suas estratégias. Identificando tendências de mercado e melhorando as vendas e os lucros do negócio! Dessa forma, será possível alcançar as metas das áreas de forma ágil.

Atenção: ponto de parada! Você sabe a diferença entre os dois?

BIG DATA X BUSINESS INTELLIGENCE
Big Data X Business Intelligence

Nós falamos muito de dados até agora, não é mesmo? Isso porque, a tecnologia de BI se refere à inteligência de dados o tempo todo. E outro conceito que está sendo uma tendência no mercado é o Big Data.

Apesar de serem duas fontes que proporcionam informações estratégicas para a sua empresa, elas possuem diferenças!

  • O trabalho do Business Intelligence está relacionado diretamente com a análise correta dos dados para que todas as decisões e ações dentro de uma empresa tenham um embasamento correto e comprovado.
  • Já o Big Data possibilita que os sistemas abriguem um grande volume de dados e informações.

Mesmo com suas diferenças, a união dos dois conceitos é extremamente poderosa! Pois juntos, eles possuem um grande potencial para fortalecer as tomadas de decisões.

Conheça os benefícios de uma ferramenta de Business Intelligence

Agora que você já assimilou o conceito e aplicações de uma ferramenta de Business Intelligence, está na hora de ter os benefícios dessa solução claros em sua mente.

Confira a nossa lista a seguir das principais vantagens de contar com um software de BI:

  • Antecipação das demandas do mercado e aumento do diferencial competitivo da empresa;  
  • Aumento do faturamento baseado em decisões assertivas;
  • Facilidade na identificação de oportunidades e de informações sobre os comportamentos de clientes;
  • Maior controle sobre ameaças que podem causar entraves em seu negócio;
  • Maior produtividade e agilidade no tempo de análises e respostas;
  • Melhoria da gestão estratégica do negócio;
  • Otimização de processos internos;
  • Redução de custos operacionais.
Processo Business Intelligence
Passos do Business Intelligence

5 sinais de que a sua empresa precisa investir em Business Intelligence

Como saber se é o momento para investir em uma ferramenta de BI? Para te ajudar, apresentamos algumas dicas que te ajudam a tomar essa decisão e ter certeza de que a metodologia é a melhor solução para otimizar os resultados do seu negócio. Veja:

1- Concentração das análises de dados

Você pode até achar que a coleta de dados dentro do seu negócio seja simples, mas provavelmente você se vê perdido quando junta tudo. Além de não saber o que fazer, você também não consegue identificar o que esses dados significam. A tarefa de cruzar as informações também pode ser um grande desafio!

Com esse cenário, é claro que a cada dia fica mais complicado manipular e analisar o que os dados querem dizer sobre o seu negócio. Logo, essa ferramenta é ideal para ter uma análise ampla sobre o que está acontecendo no seu negócio e como um dado pode influenciar no outro.

2- Falta de visão do atual cenário da empresa

Você não consegue ter uma visão ampla do atual cenário da empresa e isso tem te atrapalhado na tomada de decisão estratégica do negócio? Esse é um sinal muito claro de que você realmente precisa de uma solução de BI.

Com a ferramenta, será possível visualizar os reais valores da empresa e do seu mercado de atuação. Assim como o comportamento de seus consumidores! Dessa forma, você poderá criar um plano ideal para otimizar suas operações e processos. Além de poder tomar decisões concretas!

3- Ferramentas ultrapassadas

Esse é um dos principais problemas na hora de reunir dados e transformá-los em informações úteis para as estratégias. Muitas empresas ainda utilizam planilhas manuais ou outras ferramentas que não são eficientes para o volume de dados coletados. Se você se identifica com esse cenário, está mais que na hora de investir nessa solução!

Com ele você consegue realizar análises detalhadas dos dados de maneira muito mais simples, sejam eles em baixo ou alto volume. Isso vai garantir mais tranquilidade e segurança na hora da tomada da decisão, além de otimizar seu tempo com o trabalho manual, proporcionando mais foco em estratégias.

4- Fontes de dados não integrada

A falta de integração de dados pode prejudicar muito a análise dos relatórios. Aliás, se os dados forem coletados de forma isolada, não irão servir para nada. É importante que as fontes estejam integradas para que o levantamento e o cruzamento sejam feitos de forma eficaz e segura.

Assim, uma ferramenta de Business Intelligence te ajuda a agregar tudo isso e transformar em insights que podem ser acionáveis no seu planejamento. Além disso, ele tem o poder de aumentar a capacidade de identificar tendências e problemas, transformando-os em novas ideias para atingir os objetivos do negócio como um todo.   

5- Muitos dados e nenhuma informação concreta

Confundir dados com informações é muito comum, no entanto os dois termos são bem diferentes. A informação é o que você tem quando junta todos os dados e faz o cruzamento.

Isso é o que vai te dar uma visão muito mais ampla sobre todos os processos internos e externos, fornecendo também as ideias sobre como você pode usar isso para suas estratégias.

E é justamente essa a função da ferramenta: converter todos os dados em informações valiosas para você e sua equipe.

Conheça o Power BI, sua solução inteligente!

Depois de tantas evidências, pode-se concluir que contar com uma solução de BI é crucial para o desenvolvimento do seu negócio. Afinal, com o aperfeiçoamento da inteligência de dados, é possível tomar decisões que apontam para o caminho certeiro do sucesso! 

Com isso, investir na solução ideal é ter a garantia de um bom retorno financeiro. Com o Power BI, ferramenta desenvolvida pela Microsoft, você terá um software que transformará dados em informações consistentes para o seu negócio.

O Power BI permite integrar dados de diferentes fontes – seja em planilhas manuais ou em ERPs – e cruzá-las para criação de diferentes combinações de dashboards em tempo real. Assim, sua análise de resultados será realizada de forma organizada, interativa e concisa.

Com a automatização da coleta e análise de dados, o Power BI proporciona um aumento significativo na produtividade das empresas, uma vez que seus colaboradores terão um tempo hábil maior para desenvolverem planos estratégicos.

Todas as informações presentes na ferramenta podem ser visualizadas em múltiplos dispositivos, além do compartilhamento atualizado com os diversos setores da empresa. A ferramenta também garante a segurança de ponta a ponta de todos os dados coletados e armazenados.

Sendo assim, essa poderosa solução é o divisor de águas quando pensamos em informações valiosas e dificuldades de encontrar oportunidades. Entretanto, é preciso contar com o parceiro ideal para sua implantação.

A S4R é reconhecida no mercado de tecnologia pela excelência de seus serviços de consultoria, outsourcing e desenvolvimento de soluções utilizando as plataformas Microsoft. Temos o foco em trabalhar a preparação contínua de sua equipe para a padronização e otimização dos processos possibilitando colaboração e aumento da produtividade.

Quer conhecer mais sobre como tomar as decisões corretas e transformar seu negócio em sucesso através do Power BI? Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores!

O mundo de dados pode ser seu!

Fechar Menu